POR QUÊ INVESTIR EM EMBALAGEM?

Dez razões para investir em embalagem

 

Por Fernanda Mattoso

 

1 . Credibilidade do produto: os cuidados com a embalagem indicam os mesmos cuidados da empresa com seu produto, convertendo essa impressão em credibilidade para a marca.

 

2 . Poder de persuasão: o formato, a estética, informações, mensagem publicitária e promocional, todos os componentes do projeto de embalagem podem ser repletos de significados a fim de convencer o consumidor a optar pelo produto. Cabe à indústria e aos profissionais da cadeia produtiva explorar esses recursos.

 

3 . Fala a língua do seu público: a linguagem da embalagem pode ser direcionada ao nicho específico, o que aumenta potencialmente a empatia pelo produto por parte do consumidor para quem ele é direcionado.

 

4 . Veículo de mídia nas gôndolas: a embalagem comporta a campanha publicitária da marca, fornecendo espaço para divulgação do mix de produtos, promoções e diferenciais da marca. É um veículo de comunicação de baixo custo, uma vez que aproveita os próprios painéis para passar as ideias de propaganda.

 

5 . Otimiza custos e processos: do envase à logística de distribuição, uma embalagem impacta em todas as etapas da fabricação e comercialização de qualquer produto. Os estudos de forma, materiais, recursos gráficos bem como os testes de desempenho, resistência e qualidade de exposição nos pontos de venda devem ser direcionados à racionalização dos processos e economia de recursos na indústria.

 

6 . Traduz a política de responsabilidade da empresa: por meio de suas embalagens a empresa demonstra sua postura diante do meio ambiente e da sociedade, consolidando sua posição nos negócios de hoje e do futuro. Para milhares de consumidores no mundo todo, os valores relativos à preservação ambiental e responsabilidade social são condições para o consumo do produto.

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7 . Diferencial para pequenos negócios: a embalagem facilita a introdução de marcas iniciantes no varejo, tornando visíveis e mais competitivos produtos novos, que contam com pouca verba de investimento em ponto de venda. São inúmeros os casos de sucesso em que micro e pequenas empresas solidificam suas posições e se tornam grandes indústrias a partir de projetos de embalagem diferenciados e que surpreenderam seus nichos de mercado.

 

8 . Revoluciona formas de consumo do produto: a embalagem criativa pode transformar a maneira como determinados produtos são consumidos fornecendo experiências novas às pessoas. Em toda a história há bons exemplos como as colas de bastão inspiradas em embalagens de batons, as caixas de leite que substituíram as garrafas de vidro, as conservas enlatadas que atravessaram o tempo e muitas outros.

 

9 . Se adapta ou cria necessidades: as primeiras embalagens para alimentos congelados prontos em porções individuais surgiram nos EUA durante a Segunda Guerra, quando as mulheres tiveram que ir para o mercado de trabalho suprir a ausência dos homens provedores em casa. A partir daí, nunca mais o mercado de alimentos industrializados foi o mesmo. As embalagens são projetadas para se adaptar às necessidades da sociedade de consumo da mesma forma que propõem novas possibilidades de consumir.

 

10 . Estimula a evolução da cadeia produtiva dos produtos: as inovações em embalagem envolvem fornecedores, colaboradores internos da indústria, profissionais de criação e design, institutos de pesquisa, laboratórios, compradores, transportadoras e equipes comerciais. Quando há um desenvolvimento inovador, todos os participantes da cadeia são estimulados a crescer, investir, melhorar seus processos e desafiar os limites do mercado.