A IMPORTÂNCIA DA EMBALAGEM

A contribuição da embalagem na vida e na indústria moderna

Por Fernanda Mattoso

 

Condição para o consumo de qualquer produto, as embalagens evoluíram junto com a indústria e o mercado para assumir o papel de peça estratégica nas empresas. O que antes eram insumos, agora são embalagens ricas em elementos estéticos e componentes tecnológicos a serviço da competitividade da indústria. Personagem emblemático da Revolução Industrial, a embalagem permitiu a distribuição de milhares de itens no mercado, rompeu fronteiras mundiais de comercialização, criou alternativas de consumo, ditou tendências para as marcas e estimulou a pesquisa de tecnologia, de materiais e de processos industriais.

Fascinante pensar que essa história, iniciada há bem mais de um século, continua viva e em constante evolução. As embalagens sobreviveram a todas as mudanças das décadas pelas quais passaram. Em cada momento, elas traduziram as necessidades das pessoas e definiram a linguagem dos mercados em questão. Talvez tenha sido esse o seu grande trunfo. A capacidade de dialogar com o consumidor no momento em que está vulnerável à decisão de compra, fisgar seu olhar, prender sua atenção e ter sempre algo novo a dizer. Dessa forma, esse componente do produto impulsionou a evolução de uma cadeia produtiva enorme, contribuindo para o desenvolvimento de áreas importantes como a engenharia de materiais, a tecnologia gráfica, o desenho industrial e as ciências do marketing e do comportamento social. Suas inúmeras possibilidades de acondicionamento, proteção, transporte e persuasão transformaram a indústria dos bens de consumo, desafiando a capacidade criativa dos gestores de produtos e marcas a competirem em um universo infinito de necessidades e desejos.

Também é interessante pensar que setores industriais como eletrodomésticos (geladeiras, freezers e micro ondas), utensílios domésticos, moda e serviços se desenvolveram paralelamente às descobertas tecnológicas da indústria da embalagem. Sua contribuição se estende também à organização da rotina nas grandes cidades, permitindo uma vida mais prática, ágil e confortável, assim como a inclusão de milhares de pessoas ao universo do consumo. Alimentos congelados, serviços de conveniência e produtos porcionados conforme as novas demandas familiares e individuais da vida moderna só foram possíveis em função dos investimentos constantes em projetos de embalagem. Hoje inteligentes, graças à aplicação da nanotecnologia e de sensores eletrônicos, as embalagens podem se comunicar com o consumidor de forma efetiva por meio de sons, cheiros, códigos, cores e reações químicas diversas, somando em sua gama de significados simbólicos um aparato tecnológico de alto nível de sofisiticação.

READ  POR QUÊ INVESTIR EM EMBALAGEM?

Por fim, ícone da sociedade de consumo, a embalagem proporcionou experiências de uso e condições de escolha às pessoas capazes de redesenhar o comércio varejista, consolidando de vez o auto-serviço. Com o passar das décadas, a explosão de marcas somada à diversificação das técnicas de venda e comunicação tornaram o varejo um espaço de alta competitividade. Seja como veículo da mensagem da marca ou como instrumento facilitador do dia-a-dia, a embalagem é portadora da inovação nas gôndolas. Essa realidade é fato e as empresas que querem fazer frente perante a concorrência não economizam em design, tecnologia e marketing do produto. De materiais inteligentes à rótulos sofisticados ou mesmo da mais simples etiqueta com uma comunicação precisa ao formato ecológico, os projetos de embalagem são vistos nas indústrias como ativo da marca e ferramenta estratégica de alto potencial.

 

 

 



FALE CONOSCO